Notícias

O Porto visto pelos turistas ao longo de 200 anos

2018-09-18 No Comments

A exposição estará na biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, no Porto, até ao dia 23 de setembro. Reunindo vários guias de viagem desde 1820 até à revolução de 1974, o visitante pode ficar a conhecer como era “O Porto Sentido de Fora”.

As paredes da sala de exposições da biblioteca estão revestidas de frases sobre a cidade do Porto, retiradas de livros e guias de viagem publicados entre a monarquia constitucional e o Estado Novo.

“Balançando-se com um jeito peculiar e desajeitado, as mulheres levam prodigiosas cargas sobre as suas cabeças. Tudo, desde bebés a fardos de mercadoria, é suportado pela cabeça feminina em Portugal; e estas mulheres do norte usam uma peculiar rodilha adaptada a esse costume”.

Os responsáveis por esta exposição são investigadores da Universidade do Porto e a iniciativa surgiu de um deles, Vasco Ribeiro, que foi juntando uma coleção de guias ao longo dos anos. Sempre que viajava para fora, Vasco Ribeiro procurava guias antigos sobre Portugal para alimentar a coleção.

Uma das fases que acha mais interessante – não fosse ele especialista em comunicação política – é a do Estado Novo. António Ferro, o responsável pela máquina da propaganda de Salazar, encontrou nos guias turísticos uma estratégia de comunicação.

“Verifica-se que Ferro quando assume o secretariado da propaganda nacional, começou a patrocinar a publicação destes guias, porque falando das belezas do países, consegue-se camuflar o regime”, sublinha.

“A festa de São João, acima de tudo, é um delírio universal. Só se veem luzes, fogueiras, fogos de artifícios, arcos de verduras e de flores, grinaldas”.

Os primeiros guias de viagem mais não eram do que cartas e notas escritas pela nobreza endinheirada, com posses para viajar. “Para se cultivar, o nobre tinha que viajar. E então instalavam-se nas capitais, faziam viagens longas, durante anos, em meios de transporte próprios e muitas vezes faziam estes diários de impressões das cidades que visitam.”

Grandes vidas, as dos que fizeram os primórdios dos guias turísticos que não deixaram de visitar Portugal e encontraram no Porto um encanto particular.

Fonte e mais informações: Aqui