Notícias

Nova rede de investigação vai estudar o papel social das bibliotecas

2018-09-13 No Comments

Uma nova rede de investigação vai reunir académicos de várias universidades para estudar o papel social das bibliotecas e, em particular, as desigualdades sociais.

A criação da rede surgiu no âmbito da conferência internacional sobre “Bibliotecas Públicas, políticas culturais e leitura pública”, que decorreu na Casa dos Bicos, em Lisboa, na semana passada, e contou com mais de 60 participantes, nacionais e estrangeiros, com o apoio da Fundação José Saramago, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

“Esta ideia surgiu há uns três anos para tentar encontrar parcerias para fazer investigação sobre o papel social das bibliotecas na sociedade contemporânea, mas também alguns aspetos que têm a ver com a própria história das bibliotecas, no mundo ocidental, para entendermos o que é que hoje o leitorado – que é a expressão que mais gosto de usar – de uma biblioteca pública pode esperar de uma biblioteca”, afirmou a investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Paula Sequeiros, membro da comissão organizadora da conferência.

Assim, há várias questões que o grupo de investigadores se propõe a estudar: “O que é que o leitorado gostaria de ter?”, “O que é que os bibliotecários podem oferecer?” e “Para que é que servem as bibliotecas hoje?”.

Paula Sequeiros lembrou que em Portugal é feita investigação na área das bibliotecas (por exemplo ao nível da história do livro, da sociologia da edição e da sociologia das bibliotecas) que não tem paralelo a nível internacional, algo que deve ser aproveitado.

Fonte e mais informações: https://www.noticiasaominuto.com/pais/1079285/nova-rede-de-investigacao-vai-estudar-papel-social-das-bibliotecas