Notícias

Centro Histórico de Coimbra vai ter um arquivo digital

2018-09-07 No Comments

O Centro Histórico de Coimbra vai passar a ter um arquivo digital que se pretende assumir como um repositório vivo do conhecimento daquela zona da cidade, como um catalisador de memórias ou como uma oportunidade de reflexão e ação sobre o presente.

A plataforma digital, que alberga texto, fotografias, som e vídeo sobre o Centro Histórico de Coimbra, foi apresentada no dia 30 de Agosto, numa iniciativa que surgiu de uma parceria entre o Jazz ao Centro Clube (JACC), o Departamento de Engenharia Informática e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Segundo explicou a coordenadora do serviço educativo do JACC, Catarina Pires, pretende-se que a plataforma possa ser um repositório vivo de conhecimento em que qualquer pessoa possa adicionar conteúdos, mas também uma ferramenta para ativar projetos artísticos a partir do material lá presente ou ainda que sirva para o desenvolvimento de iniciativas comunitárias.

No fundo, “este arquivo quer ser um catalisador das memórias, mas também uma oportunidade de reflexão e ação sobre o presente”. “Tem este lado digital, mas queremos que haja uma parte analógica e de encontro efetivo das pessoas e de discussão”, afirmou a responsável.

No arquivo, já estão adicionados alguns conteúdos, como é o caso do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra (com curadoria de Luís Antero e que conta com paisagens sonoras daquela zona), ou de “Ai Coimbra Que Cais”, uma iniciativa de fotografia em torno de edifícios degradados da cidade.

Nesta plataforma, qualquer pessoa “pode criar livremente o seu perfil e submeter documentação ou fotografias que considerem relevantes”, explanou a coordenadora.

O autor da plataforma é Daniel Lopes, estudante de mestrado em Design e Multimédia, que contou com a orientação de Pedro Martins e João Bicker para o seu projeto final de curso, sendo que o projeto tem também o envolvimento dos professores de sociologia Sílvia Ferreira e Paulo Peixoto.

De acordo com Daniel Lopes, a plataforma permite incluir vários tipos de ficheiro, que ficam associados a uma localização do Centro Histórico de Coimbra, sendo depois as contribuições validadas pelo JACC.

“A publicação fica associada a um local e a uma data. Portanto, dá para filtrar os tipos de arquivo, seja por data, por local ou por autor”, sendo que ainda é possível agregar conteúdos por coleção, como é o caso do arquivo sonoro, aclarou.

Fonte e mais informações: https://www.dn.pt/lusa/interior/centro-historico-de-coimbra-com-arquivo-digital-para-falar-do-passado-e-do-presente-9781077.html