Notícias

Incêndio consome Museu Nacional do Brasil

2018-09-03 No Comments

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, outrora Palácio de D. João VI. Situado na Quinta da Boa Vista, o edifício alberga uma vasta coleção museológica, desde arte indígena a meteoritos e a um importante espólio de egiptologia, mas destaca-se também por ter sido residência dos Bragança no Brasil, tanto no período colonial até 1822, como depois da independência até à proclamação da república, em 1889. Na Sala do Trono havia mobiliário e objetos vários que pertenceram à família real, depois imperial.

O ministro da Cultura brasileiro, Sérgio Sá Leitão, já considerou que as perdas são trágicas: “é uma imensa tragédia” e é preciso “descobrir a causa e apurar a responsabilidade”, disse ao jornal brasileiro “A Folha de São Paulo”.

Oferecido por um rico comerciante à família real portuguesa quando esta chegou em 1808 ao Rio de Janeiro para escapar às tropas napoleónicas, o Palácio de São Cristóvão foi residência de D. Maria I até à morte em 1816 e de D. João VI até regressar a Lisboa em 1821. Lá viveu D. Pedro I do Brasil (IV de Portugal) e lá nasceu a nossa D. Maria II, além de D. Pedro II do Brasil, ambos filhos da imperatriz Leopoldina.

O presidente brasileiro Michael Temer já falou de “perda incalculável para o Brasil”, embora não se saiba que parte dos 20 milhões de itens foi destruída. Entre o acervo do museu está o mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil.

O Museu Nacional era gerido atualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde há muito havia críticas ao estado de conservação do palácio e estavam prometidos investimentos no museu, que este ano fez dois séculos e nasceu da iniciativa de D. João VI, que viveu 13 anos no Rio de Janeiro e deixou outros legados à cidade, como o Jardim Botânico.

Fonte e mais informações: Aqui