Notícias

Museu de Lamas e Clérigos entram na Rede Portuguesa de Museus

2018-08-29 No Comments

O Ministério da Cultura reconheceu no passado dia 27 de agosto em Diário da República a certificação do Museu de Santa Maria de Lamas, na Feira, e do Museu da Irmandade dos Clérigos, no Porto, como novos membros da Rede Portuguesa de Museus. Assinado pelo ministro Luís Filipe Castro Mendes, o despacho reconhece que os dois museus “reúnem todas as condições para integrar a Rede” e refere que isso contribuirá para a “promoção do acesso à cultura e enriquecimento do património cultural português”.

Para Susana Ferreira, directora do Museu de Lamas, a vantagem mais prática dessa certificação é que viabilizará “a possível candidatura a fundos nacionais e comunitários destinados exclusivamente a equipamentos integrados na Rede Portuguesa de Museus” e permitirá “qualificar ainda mais a equipa técnica da instituição, através de acções de formação especializada”.

O padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, também se mostra satisfeito com a decisão ministerial: “É com grande alegria, mas também com elevado sentido de responsabilidade que acolhemos a credenciação do Museu da Irmandade dos Clérigos e a sua integração na Rede Portuguesa de Museus”.

Fundado na década de 1950 pelo industrial corticeiro Henrique Amorim (1902-1977), o Museu de Santa Maria de Lamas acolhe os objectos multidisciplinares que, a título pessoal, se vinha sujeitando a uma “recolha quase compulsiva” e dispondo ao estilo dos “gabinetes de curiosidades ou quartos das maravilhas europeus dos séculos XV a XVII”.

Já o Museu da Irmandade dos Clérigos, por sua vez, divulga património relativo ao conjunto arquitectónico dos Clérigos, que, classificado como Monumento Nacional desde 1910, integra a torre apontada como ‘ex-libris’ do Porto, a respectiva igreja e a Casa da Irmandade, musealizada em 2014.

Segundo fonte do próprio museu, “a igreja e a torre integram uma edificação do século XVIII de inspiração barroca, que, localizada numa rua desnivelada, mas genialmente aproveitada pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni, marcou a configuração urbana da cidade e conseguiu criar um edifício de referência”.

Fonte e mais informações: https://www.publico.pt/2018/08/27/local/noticia/museu-de-lamas-e-clerigos-entram-na-rede-portuguesa-de-museus-1842178