Notícias

VIII IBERCARTO

2018-08-10 No Comments

O Grupo de Trabalho de Cartotecas Públicas Luso-Espanholas (IBERCARTO), constituído por profissionais portugueses e espanhóis da área da documentação cartográfica, celebrará o seu VIII Encontro, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 15 a 17 de novembro de 2018.

A IBERCARTO, fundada em 2003, é uma Associação profissional sem fins lucrativos, criada com o objetivo de congregar os profissionais que trabalham na área da gestão de coleções públicas de mapas em Espanha e Portugal, proporcionando um diálogo constante e o intercâmbio de conhecimentos e experiências em torno da aquisição, conservação, catalogação e difusão de todo o tipo de coleções cartográficas.

É objetivo destes Encontros oferecer um panorama atual das diferentes formas de acesso à documentação cartográfica, desde a produção e distribuição às formas de disponibilização ao público. Os temas a abordar incidirão sobre perspetivas e experiências de instituições produtoras, de bibliotecas, de arquivos e de cartotecas universitárias de Portugal e Espanha.

A orientação temática do IBERCARTO 2018 identifica-se como “Cartografia: Fonte de Saber e Instrumento de Conhecimento”.Uma das suas componentes é uma exposição que abre ao público por altura do Encontro, tendo como enquadramento temático o Passado, Presente e Futuro da Cartografia Geológica. Também na altura do IBERCARTO 2018 abrirá, no Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, uma exposição sobre cartografia antiga, onde serão exibidas peças emblemáticas do Fundo Antigo desta Universidade.

A organização do evento desafia todos os interessados a que desenvolvam sobre este tema uma reflexão assente na sua experiência profissional ou de investigação. Os interessados devem submeter as suas propostas de participação até 30 de agosto de 2018.

O tema genérico do Encontro desdobra-se em blocos temáticos a privilegiar na apresentação das propostas:

Tratamento técnico dos recursos cartográficos;
Práticas e instrumentos de acesso em arquivos e cartotecas universitárias;
Preservação e conservação dos recursos cartográficos;
Difusão da informação na perspetiva dos produtores;
A cartografia como ciência: o papel das cartotecas;
Tratamento da cartografia temática nas cartotecas: o caso das cartas geológicas;
Cartografia digital;
Cartografia histórica;
Outros aspetos técnicos, sociais, históricos da cartografia e da gestão dos fundos cartográficos.

Fonte e mais informações: https://www.fc.up.pt/biblioteca/ibercarto/pt