Notícias

Apresentação do arquivo do WG 2.1 “Algoritmi Languages and Calculi”

2018-06-19 No Comments

No próximo dia 20 de junho, pelas 16:30 horas, no Arquivo Distrital de Braga (R. do Abade da Loureira, Braga) terá lugar a apresentação da documentação de arquivo do grupo de trabalho WG2.1 – Algoritmi Languages and Calculi, da IFIP (International Federation for Information Processing), depositada no ADB no final de 2017.

Este arquivo cobre um período fulcral da história do software e foi desenvolvido por um grupo que se encontra, ainda, em plena atividade. O WG2.1, da IFIP, desenvolveu, ao longo dos anos sessenta e setenta do século passado, as linguagens e os princípios científicos que norteiam ainda hoje a programação de computadores. Um trabalho cuja relevância histórica veio a ser reconhecida com a atribuição de várias “Turing Awards” a membros desse grupo.

A apresentação do arquivo estará a cargo dos professores Pedro Henriques (Dep. de Informática da UMinho – DIUM) e José Nuno Oliveira (DIUM/INESC TEC), membro do WG2.1, da arquivista Alexandra Vidal, responsável pela descrição arquivística e do diretor do ADB, António Sousa.

O evento contará também com a presença do Eng.º Jorge Batista, CEO da empresa Primavera Software, que generosamente apoiou este projeto. O mesmo teve ainda o apoio do INESC-TEC.