Notícias

Associação Portuguesa de Museologia alerta Governo para perda de foco dos museus na sua missão essencial

2018-03-01 No Comments

O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, alertou esta semana o Ministério da Cultura para os perigos de uma perda gradual da missão essencial destes espaços, substituída pela apresentação de eventos de lazer.

“O foco dos museus tem de ser as coleções, a sua preservação e divulgação, ao mesmo tempo que se faz produção de conhecimento, e não que as peças sejam estrelas de eventos de lazer”, defendeu o dirigente contactado hoje pela agência Lusa sobre o encontro com a tutela.

Esta foi uma das questões abordadas durante uma reunião de trabalho, na terça-feira, a primeira entre a direção da APOM e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, no Palácio da Ajuda.

“Um museu também não deve ser apenas um depósito de peças e necessita de determinadas condições para cumprir a sua missão”, sublinhou João Neto, presidente da direção da entidade.

A APOM apresentou ao ministro um conjunto de questões sobre “uma visão alargada dos problemas existentes na área da museologia portuguesa no que concerne aos museus e aos seus profissionais”.

No encontro, foram elencadas as questões que consideram principais nestes espaços de património, nomeadamente o estatuto do museólogo, os modelos de financiamento e gestão, o mecenato, a revisão e aplicação da Lei-Quadro dos Museus, a segurança das coleções e visitantes, a credenciação de museus, e a responsabilidade científica e profissional dos projetos de museologia perante a sociedade.

Fonte e mais informações: https://www.dn.pt/lusa/interior/associacao-alerta-governo-para-perda-de-foco-dos-museus-na-sua-missao-essencial-9139558.html