E-ARK Final Review

No passado dia 24 de março de 2017 fechou-se mais um capítulo importante para a história dos Arquivos europeus. Foi realizada a avaliação final do projeto E-ARK, perante um júri de 2 especialistas mundiais em Preservação Digital no contexto de Arquivos, nomeadamente, Adrian Brown dos Arquivos Parlamentares do Reino Unido e Hannes Kulovits, ex-colaborador dos Arquivos Nacionais Austríacos, assumindo agora funções na Organização para a Proibição de Armas Químicas. Após 2 dias de apresentações, demonstrações e debates, o projeto recebeu uma notável pontuação de “Excelente”, a nota máxima que se a Comissão Europeia atribui aos projetos que financia.

Nas palavras a própria Comissária que coordenou os trabalhos: “The project made an excellent progress in its last year. The level of commitment among the partners is very high, the collaboration is excellent and the administrative and scientific management and coordination were very very efficient.  […] E-ARK is a European showcase project – each partner contributed their strengths and assets and they were merged to really produce the impressive results of the project.  The final score is: excellent.”

Um dos mais notáveis resultados do projeto foi a constituição do DLM Archival Standards Board, um comité responsável por manter e disseminar as especificações que foram produzidas durante o projeto E-ARK para os pacotes de Submissão, Arquivo e Disseminação de informação de Arquivo.

Share