Em Outubro de 2017 o tema eleito para a comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM) é Conectar Comunidades e Culturas, que se baseia no tema anual para a Conferência da International Association of School Librarianship (IASL): Aprender sem fronteiras.

O tema escolhido alicerça-se nos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e no papel que as bibliotecas, enquanto coração das escolas, universidades e institutos em todos os países do mundo podem contribuir para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, incluindo o objectivo 4 – Educação de qualidade, com vista a assegurar uma educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Neste ano pretende-se transmitir a ideia de que o Mês Internacional da Biblioteca Escolar conecta comunidades de aprendizagem, comunidades sociais e culturais em todo o mundo. O objetivo é celebrar a importância das bibliotecas no desenvolvimento das novas competências da literacia e a consciência da sua importância na afirmação de uma cultura pedagógica que atenda às necessidades dos alunos no século XXI, para além da literacia da informação, promoção da leitura, literacia digital, formação de leitores críticos, construção da cidadania, reforço da inclusão social e cultural, desenvolvimento de boas práticas, sustentabilidade e modelos de colaboração assentes na interdisciplinaridade entre bibliotecários e professores.

A equipa do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM) é um grupo de voluntários cujo entusiasmo pelas bibliotecas escolares levou-os a se juntarem para trabalharem em conjunto, partilhar ideias, culturas e realizar atividades alusivas às comemorações deste mês.

O grupo encontra-se aberto a todos os responsáveis por bibliotecas escolares, independentemente de serem ou não membros da International Association of School Librarianship (IASL).

Fonte e mais informações: https://www.bad.pt/noticia/2017/09/27/outubro-mes-internacional-da-biblioteca-escolar-conectar-comunidades-e-culturas-em-2017/

Share