O Dia Internacional da Preservação Digital é realizado na última quinta-feira de novembro, neste caso dia 30 de novembro de 2017. O objetivo desta comemoração é reunir indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as coleções preservadas, o acesso sempre disponível e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais.

Para além disso, o objetivo deste dia é criar uma maior consciencialização sobre a preservação digital, que se traduz numa compreensão mais ampla e que inclui todos os aspetos da sociedade – negócios, política e boas práticas pessoais. As tecnologias digitais em mudança, disseminadas e omnipresentes caracterizam a nossa era. Os materiais digitais são as “matérias-primas” que servem de base à indústria, ao comércio e ao governo, sendo ainda fundamentais para a pesquisa, a lei e a medicina. As indústrias criativas, o património cultural e os meios de comunicação dependem do acesso confiável aos materiais digitais, enquanto as pessoas criam e sustentam as suas relações através de interações digitais.

O Dia Internacional da Preservação Digital é organizado pela Digital Preservation Coalition (DPC) e apoiado por redes de preservação digital em todo o mundo, sendo que está aberto à participação de qualquer pessoa interessada em preservar o nosso legado digital.

Ainda no decorrer destas comemorações, o Arquivo.pt junta-se a esta celebração internacional, oferecendo uma das suas formações gratuitas acerca de Preservação da Web. Quem frequentar esta formação irá aprender a tirar o máximo proveito dos serviços do Arquivo.pt e a publicar a sua informação por forma a que possa prevalecer para o futuro.

A formação terá lugar nas instalações da FCT-FCCN em Lisboa (Avenida do Brasil, 101) e inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Mais informações em http://sobre.arquivo.pt/pt/formacao-gratuita-no-dia-3011/

Share