Hoje, dia 8 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Literacia pela UNESCO. A comemoração deste dia foi decidida na Conferência de Teerão em 1965 com o objetivo de erradicar a iliteracia e celebrado pela primeira vez em 1966.

Em 2017, a comemoração do Dia Internacional tem como tema a “Literacia num mundo digital” e realiza-se no contexto da Agenda da Educação 2030 das Nações Unidas pela qual a comunidade internacional se compromete a garantir uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa e promotora de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Segundo a mensagem da Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, por ocasião do Dia Internacional da Literacia em 2017: “As tecnologias digitais estão presentes em todas as esferas da nossa vida e configuram de maneira sustentável o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e socializamos.”

As tecnologias da informação e comunicação criam novas oportunidades e contribuem para ampliar o acesso à aprendizagem e melhorarem as suas qualidades. Mas, para estas novas oportunidades é indispensável entender o melhor o tipo de literacia que se necessita num mundo digital para construir sociedades mais inclusivas, equitativas e sustentáveis.

Por ocasião do Dia Internacional, celebra-se a entrega dos prémios da literacia e uma conferência internacional na sede da UNESCO, em Paris.

Em suma, no contexto da Agenda de 2030 das Nações Unidas, o crescente acesso à informação e ao conhecimento por parte da sociedade, por meio das diversas tecnologias de informação, torna possível o desenvolvimento sustentável e mais qualidade de vida para as pessoas. As comunidades que têm acesso à informação relevante e no tempo certo estão melhor posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, melhorar a agricultura, proporcionar uma educação de qualidade e promover a saúde, a cultura, a pesquisa e a inovação.

Fonte e mais informações: https://www.bad.pt/noticia/2017/09/05/dia-internacional-da-literacia-2017-literacia-em-o-mundo-digital/

Share