Inaugurou no distrito de Binhai, em Tianjin (China), uma biblioteca ou, se quisermos, um verdadeiro centro cultural com 33.700 metros quadrados, cinco andares e mais de 1.000 livros em cada uma das estantes em forma de cascata.

Foi a empresa de design e arquitetura holandesa MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planeamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), que projetou esta biblioteca: o lugar perfeito para os amantes de literatura. No centro está um auditório esférico que parece um olho gigante e a partir do qual parece emanar a restante construção, que consegue imediatamente “capturar” quem a visita.

Nesta biblioteca, então denominada “O olho de Binhai”, vivem 1,2 milhões de livros, mas também espaços de ensino, salas de leitura, escritórios, salas de reuniões, entre outros. A cave tem ainda mais espaço, para o armazenamento de livros e para um gigante arquivo.

Fonte e mais informações: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/internacional/2017/11/09/34813-esta-biblioteca-da-china-parece-do-outro-mundo

Share