O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, são as instituições portuguesas incluídas na lista dos 40 finalistas, candidatos ao Prémio Museu Europeu do Ano 2018, anunciada pelo Fórum Europeu dos Museus.

Criado pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum – EMF) atribui o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award – EMYA) desde 1977, ano da sua fundação.

O Prémio Museu Europeu do Ano 2017 foi atribuído, em maio passado, ao Museu de Etnografia de Genebra, na Suíça, e o Museu de Leiria venceu o Prémio The Silletto, outro dos galardões do conjunto atribuído anualmente pelo EMF.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa, criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeia e promover processos inovadores.

Localizado em Belém, o Museu Nacional dos Coches é o mais visitado em Portugal e possui uma coleção de coches e outras viaturas antigas considerada única no mundo dentro do género, percorrendo a evolução técnica dos transportes de tração animal, e a variada arte decorativa e ornamentação das viaturas.

O Museu Nacional Ferroviário, que conta a história do caminho-de-ferro em Portugal, reúne uma coleção com 36.000 objetos, que apresentam os primórdios da locomotiva a vapor ao transporte ferroviário atual e do futuro.

O Museu Europeu do Ano 2018 e restantes premiados vão ser conhecidos em maio do próximo ano, numa cerimónia que decorrerá na Polónia.

Fonte e mais informações: http://www.dnoticias.pt/5-sentidos/museus-dos-coches-e-ferroviario-nos-40-finalistas-para-museu-europeu-do-ano-2018-AH2449288#

Share