Este ano assinalam-se os 30 anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e os 25 anos da realização do 1º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Esposende. Assim sendo, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em colaboração com o Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas (GTBP) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), pretendem assinalar ambas as datas fazendo regressar a Esposende a realização do 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, nos dias 27 e 28 de outubro de 2017.

Com o tema “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes” pretende-se refletir sobre o panorama atual das bibliotecas públicas e o seu papel na sociedade, sobre os sucessos alcançados e dificuldades enfrentadas, mas também os desafios quanto ao futuro, as conquistas obtidas ao longo de 3 décadas e sobre tudo quanto ainda falta concretizar, definindo as áreas de intervenção mais sensíveis ou prioritárias. Numa conjuntura em que o trabalho colaborativo e a criação de redes e parcerias surge como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontram-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.

Por forma a dar continuidade ao desenvolvimento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, este 14º Encontro aposta num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação. Através da apresentação de conferências de enquadramento e da realização de Grupos de Reflexão em sessões paralelas, os participantes no Encontro serão envolvidos na reflexão em torno de temas fundamentais para as bibliotecas públicas de hoje.

Para este encontro é estimada a presença de cerca de 250 pessoas, atendendo a que o encontro será constituído por sessões plenárias e workshops temáticos onde os participantes são convidados a contribuírem para a reflexão e definição de linhas de ação para as bibliotecas públicas.

As redes constroem-se todos os dias, com todos e de forma plural e participada, sendo o objetivo aproveitar as múltiplas oportunidades que a criação de redes oferecem às bibliotecas.

Fonte e mais informações: http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/14EncontroRNBP.aspx

Share