No próximo dia 10 de Novembro de 2017 irá realizar-se o 2.º Encontro BAD ao Sul em São Brás de Alportel, cujo objetivo passa pela reflexão sobre o trabalho realizado ao nível dos Arquivos, Bibliotecas e Museus junto das comunidades, fora do seu espaço físico, de forma a reforçar a identidade destes serviços aproximando as pessoas. Mais concretamente, será possível ficar a conhecer o que os serviços de arquivo, bibliotecas e museus do Sul do país estão a fazer com as suas comunidades e cidadãos.

Neste contexto, no que toca às Bibliotecas elas podem ser vistas como a sala de estar das comunidades, promovendo o livro e incentivando à leitura, apoiando a aprendizagem ao longo da vida constituindo-se como centros de difusão cultural, lugares de encontro, de debate e de lazer, promovendo a inclusão digital. Por seu lado, os Arquivos valorizam-se pelo apoio prestado à investigação, no reforço da identidade das comunidades através dos acervos de documentação histórica que detém. Destacam-se igualmente pelo apoio que prestam ao cidadão nas questões práticas da sua vida profissional e patrimonial. No caso dos Museus, a preservação, investigação e o conhecimento sobre o Património, material e imaterial, e a História Local representam um precioso contributo para a sua relação com as populações.

Os Arquivos, Bibliotecas e Museus são considerados guardiões ativos da História, cultura e tradições locais, através da sua preservação e disseminação.

Fonte e mais informações: https://www.bad.pt/encontrosaosul2/

Share