News

Museus de Lisboa, Roma e Mérida promovem divulgação do legado romano

2018-12-19 No Comments

O Museu Nacional de Arte Romana de Mérida, o Museu dos Fóruns Imperiais de Roma e o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa colaboram na promoção da atividade dos voluntários, relativamente à proteção e divulgação do património e legado do Império Romano.

Os três responsáveis dos museus apresentaram o programa europeu ‘Aprendendo e ensinando museus. Programa de formação para voluntariado nos museus da Romanidade’, tendo Trinidad Nogales afirmado que o museu de Mérida se associou a dois membros de “primeiríssimo nível”, o romano e o de Lisboa. Um dos objetivos deste projeto é estabelecer uma rede de trabalho entre os “museus de Romanidade”, já que o património cultural da antiguidade fornece códigos comuns na Europa, especialmente quando estes centros culturais incrementam o valor social e educativo do património que guardam.

O diretor do Museu Arqueológico Nacional de Lisboa, António Carvalho, afirmou que o voluntariado é “uma necessidade” e que Portugal tem “uma longa história” nesta experiência, sendo a idade média dos voluntários de 33 anos. O responsável manifestou-se “muito satisfeito” por colaborar com os museus de Roma, “a capital do Império Romano”, e de Mérida, “a capital da província da Lusitânia”, lembrando que Lisboa foi “a capital do Atlântico”.

Quanto ao Museu dos Fóruns Imperiais, em Roma, a diretora Trinidad Nogales salientou que inclui uma dúzia de centros urbanos e jovens até 30 anos que se formam como voluntários, durante um período de um ano, que conhecem os fóruns imperiais romanos, incluindo zonas não acessíveis a turistas, e que trabalham com pessoas mais velhas.

Por seu lado, Lucrezia Ungaro, diretora do Museu dos Fóruns Imperiais assinalou que no que respeita à romanidade, Roma é “um ponto fundamental de união” entre as cidades e que o programa apresentado hoje é “muito importante”. Neste sentido, salientou que se trata de treinar jovens como voluntários com base na experiência de veteranos.

Fonte (texto e imagem): https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1155906/museus-de-lisboa-roma-e-merida-promovem-divulgacao-do-legado-romano