A IFLA – Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas organiza nos dias 4 a 6 de outubro de 2017, em Paris, a 15ª edição da conferência Interlending and Document Supply. Com o tema «No library left behind: cross-border resource sharing», o objetivo da conferência é debater a partilha internacional de recursos.

Esta conferência é realizada pelo Comité Permanente de Compartilhamento de Recursos e a Secção de Distribuição de Documentos da IFLA para bibliotecas e associações preocupadas com a disponibilização de informações em todos os formatos, para que estas estejam disponíveis em todo o mundo através de uma variedade de recursos e técnicas de fornecimento de documentos.

A IFLA acredita que a informação deve ser acessível a todos os usuários e o seu papel enquanto profissionais de compartilhamento de recursos passa por facilitar o uso dessa informação, ultrapassando barreiras institucionais e nacionais. Para além disso, também analisa as mudanças e desenvolvimentos no atual ambiente de informação, além de incorporar criticamente os desenvolvimentos tecnológicos. São também fornecidas orientações e liderança relativamente aos princípios e práticas de compartilhamento de recursos para o benefício dos usuários da informação.

Em suma, é defendida a ideia da criação de uma biblioteca global como um organismo de compartilhamento de recursos em rede que permita o acesso a recursos através da colaboração de bibliotecas em todo o mundo.

A edição deste ano tem como objetivo o estudo do compartilhamento de recursos a nível internacional, as suas barreiras, eventuais problemas e também casos de sucesso.

As últimas edições ocorreram em Camberra, Austrália (2003), Tallinn, Estónia (2005), Singapura (2007), Hannover, Alemanha (2009), Chicago (2011), Pequim (2013) e Istambul (2015).

Fonte e mais informações: http://www.ilds2017.org/

Share