Software como um serviço, do inglês “Software as a service” ou SaaS, é uma forma recente de distribuição e comercialização de software na Cloud. Neste modelo, o fornecedor do software responsabiliza-se por assegurar que toda a infraestrutura necessária ao seu correto funcionamento (servidores, conetividade, backups, cuidados com segurança, manutenção, etc.) se encontram devidamente assegurados. O cliente foca-se na utilização do software, pagando em contrapartida um valor fixo pela sua utilização.

Quais as vantagens do modelo SaaS?

Comparando com o modelo tradicional de distribuição de software, no qual o cliente adquire uma licença de utilização e se responsabiliza pela gestão da infraestrutura e manutenção do sistema, podemos destacar as seguintes vantagens do modelo de distribuição de Software como serviço (SaaS):

 

Sem necessidade de infraestrutura própria

A infraestrutura é gerida pelo fornecedor do software.

O SaaS não necessita que o cliente possua uma infraestrutura previamente instalada, nem de equipa técnica para suportar a mesma (e.g. sistemas operativos, servidores, rede, sistemas elétricos, refrigeração, segurança, etc.).

Armazenamento sem limites

A infraestrutura é “elástica”, sendo sempre possível adicionar recursos à medida das necessidades

O cliente não precisa de se preocupar com o alojamento da informação nem com o espaço que esta ocupa. A informação estará sempre disponível, replicada em vários pontos geográficos e caso necessite de mais capacidade, esta poderá ser adicionada a qualquer momento de forma totalmente transparente.

Custos de entrada reduzidos

O cliente apenas paga o que utiliza podendo aumentar ou reduzir as suas necessidades ao longo do tempo.

O SaaS não necessita de um grande investimento inicial, pois permite uma abordagem gradual de implementação, podendo começar com poucas funcionalidades e/ou requisitos e expandir posteriormente conforme as necessidades reais forem surgindo.

Inovação contínua

O cliente nunca mais terá de instalar software no seu computador.

Em vez das tradicionais atualizações de software realizadas várias vezes ao ano, as soluções SaaS podem ser melhoradas e atualizadas em espaços de tempo mais curtos, de forma contínua, transparente e segura para o cliente.

Fiabilidade à medida das suas necessidades

O serviço não depende exclusivamente de um servidor, pelo que, em caso de falha, o seu acesso nunca fica comprometido.

Dependendo dos seus requisitos, o serviço poderá ser prestado por um conjunto de servidores de modo que a sua disponibilidade nunca será comprometida em caso de falha. Na cloud, adicionar mais servidores ao cluster de suporte é extremamente simples. Basta solicitar e nós trataremos de tudo.

Mobilidade e alta disponibilidade

O software está em todo o lado e a qualquer hora.

No modelo SaaS é possível aceder ao software a partir de qualquer local desde que possua um browser e uma ligação à internet. O software é compatível com qualquer sistema operativo e está disponível, em-linha, 24h/7 dias.

 
 

Ainda não está convencido?

As vantagens do SaaS em termos financeiros, tecnológicos e operacionais são, como vimos, elevadas. O SaaS caracteriza-se ainda por uma instalação rápida, pelo que o software envolvido pode ser integrado rapidamente nos processos de trabalho da organização.

Os ganhos de tempo são enormes comparativamente às formas tradicionais de aquisição e implementação de software. Depois de adquirido o serviço, a utilização do software pelo cliente não demorará mais do que alguns dias. Recorde-se que, no caso das aquisições tradicionais de software, regra geral o cliente só começa a utilizar o software alguns meses depois da sua aquisição, pois geralmente há necessidade de aprovisionar hardware, agendar visitas ao cliente, parametrizar o sistema, formar técnicos e utilizadores, etc.

Ao transferir do cliente para o fornecedor do software a necessidade de gerir a infraestrutura de suporte ao sistema (hardware, software, redes, segurança, refrigeração, backups, etc.), os clientes ficam mais disponíveis para se concentrarem apenas nos aspetos operacionais do seu negócio. O SaaS surge assim como uma forma de externalização de atividades geralmente onerosas no contexto de uma organização e que não trazem valor acrescentado para o seu negócio ou área de atividade.

 

Que infraestrutura é que a KEEP SOLUTIONS utiliza?

A KEEP SOLUTIONS avaliou os mais conceituados fornecedores de infraestruturas que operam no mercado e selecionou apenas os melhores.

Os serviços disponibilizados pela KEEP SOLUTIONS são suportados por infraestruturas virtualizadas, escaláveis, seguras e dotadas de redundância para garantir máxima disponibilidade dos nossos serviços.

 

A Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) é um serviço que fornece infraestrutura com capacidade de processamento e armazenamento ajustáveis à medida das necessidades.

A Amazon EC2 disponibiliza um conjunto extraordinário de funcionalidades que permitem configurar e monitorizar todos os aspetos do servidor e restante infraestrutura de suporte. Entre estas destacam-se as seguintes:

    • Disponibilidade de 99.95%
    • Capacidade de expansão
    • Backups para pontos geograficamente distribuídos
    • Certificação ISO/IEC 27001 (Gestão de segurança da informação)
    • Informação sediada nos Estados Unidos ou Irlanda

O Data Center PT inaugurado em setembro de 2013 na Covilhã posiciona a PT a nível mundial na capacidade de alojamento e gestão de infraestruturas de Tecnologias da Informação e Cloud Computing.

O Data Center PT da Covilhã está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute como Tier III, certificação que realça o seu elevado nível de desempenho, segurança e disponibilidade. O novo data center da Covilhã disponibiliza um conjunto de características, de entre a quais gostaríamos de destacar as seguintes:

    • Disponibilidade de 99.90%
    • Expansão limitada a 2 CPU e 4 GB de memória, 120 GB armazenamento
    • 12 meses de fidelização
    • Backups
    • Certificação ISO/IEC 27001 (Gestão de Segurança da Informação)
    • Informação sediada em Portugal

 

Que serviços estão disponíveis em modalidade SaaS?

Share